Agência de sites, lojas online e marketing. É Dix :)

Contrate agora Nossos planos | Fale conosco

Pequenos negócios que têm sites saem na frente

09/05/2014
Como está a encontrabilidade da sua empresa? Estar na internet já não é mais um diferencial competitivo, mas sim uma necessidade.

Certa vez um consumidor, que estava com pressa e precisava de algumas informações sobre um determinado estabelecimento comercial, perguntou ao seu proprietário sobre o site da empresa, já que não o encontrava nos mecanismos de busca. O empreendedor informou o endereço eletrônico, mas ressaltou que o comprador deveria ter procurado o telefone na lista telefônica. Surpreso, o cliente respondeu que não usava esse tipo de publicação há muitos anos, pois a internet fornece todos os dados necessários, e alertou ao comerciante que só usufrui dos benefícios do mundo online quem é facilmente encontrado na rede. No site, além das informações sobre a empresa, deve ter ferramentas para otimizar o processo de aquisição dos serviços, uma vez que tempo hoje em dia é um recurso cada vez mais escasso.

Essa história retrata a realidade de muitos empreendimentos brasileiros que, erroneamente, acreditam que pequenos negócios não precisam ter uma página na internet, ou ainda utilizam o site apenas como um cartão de visitas. Ambos são formas de comunicação bem diferentes em sua essência, o primeiro é um impresso com dados para contato, o segundo, é uma ferramenta digital potencializadora de negócios.

No endereço eletrônico é possível oferecer uma experiência multimídia ao internauta e também ferramentas que agreguem valor para empresa, gerando assim uma plataforma diferenciada para negócios. Entretanto, quem utiliza os instrumentos gratuitos para criação de websites está apenas deixando o cartão de visita “impresso” na internet e perdendo inúmeras oportunidades de negócios.

Existem pelo menos três vantagens competitivas que um site trará para o negócio, principalmente aos pequenos empreendimentos que possuem orçamentos de marketing limitados.

São eles:
  • Ser facilmente encontrado. As pessoas costumam realizar pesquisas na internet devido a sua comodidade e eficiência, então um site com informações relevantes e otimizado para os mecanismos de busca será facilmente encontrado. Uma pessoa que precisa frequentar uma academia a encontrará pesquisando por “academia em + nome da cidade”. Aquelas que estiverem nas primeiras posições da busca serão encontradas, mas se a empresa não estiver ali, perderá inúmeras oportunidades de negócio.
  • Construir reputação e relacionamento. Assim que a empresa for encontrada o cliente decidirá se permanece no site ou se navega para outro. A oportunidade é única, portanto, deverá ser bem aproveitada, já que é o início de um relacionamento. Empresas que trabalham no segmento de estética, por exemplo, podem publicar dicas de beleza e assim se posicionarem como porta-vozes no assunto. Coletar o depoimento de alguns clientes e disponibilizá-los no site é uma forma de construir reputação e gerar credibilidade.
  • Otimizar processos para novos negócios. Restaurantes, pizzarias e lanchonetes devem apresentar seus cardápios com textos bem elaborados e fotos que realmente impressionam. Porém, pense além das informações básicas, como por exemplo, uma ferramenta para pedidos que facilite a vida do cliente. Com isso, você terá o contato do cliente, sua preferência e poderá conhecer mais seu comportamento. Essas informações são um verdadeiro tesouro e possibilitam estreitar relacionamento por e-mail, disponibilizar ofertas exclusivas, presentear o cliente em seu aniversário, entre outras ações criativas.
  • Analise o orçamento de marketing do seu empreendimento e reveja a melhor forma de aplicá-lo. Investir em um website que utilize todo o potencial da internet trará diferenciais competitivos, conquistará novos clientes e, assim, impulsionará a empresa.

Para se destacar, os pequenos negócios precisam agir como os grandes. Pense a respeito!

Por Mário Almeida
Fonte : Webinsider




Agência Dix

Rua Cravinhos, 384

14090284

+55 16 3443-011

photo Dix - Agência de sites, lojas online e marketing - Ribeirão Preto
Work:
Rua Cravinhos, 384
Ribeirão Preto,SP   14090284
Work:+55 16 3443-011
Recepção Online
Pressione Enter para enviar a mensagem. finalizar