Agência de sites, lojas online e marketing. É Dix :)

Contrate agora Nossos planos | Fale conosco

O logo é o ativo estratégico de marketing mais importante que uma empresa pode ter

15/06/2015
logotipo, marca, empresa, inspirar, confiança, Logos

Um logo é muito possivelmente o ativo estratégico de marketing mais importante que uma empresa pode ter. Além da vantagem óbvia de criar reconhecimento de marca, o logotipo também pode comunicar benefícios não-tangíveis sobre uma empresa. Logos podem inspirar confiança, admiração e até mesmotransmitir superioridade em relação à concorrência.

O que alguns empresários não percebem é que um logotipo não deve apenas expressar o que uma empresa “não é”, mas ele deve representar exatamente o que a empresa “É”. Neste sentido, um logotipo deve ser utilizado como um ativo, tal como qualquer produto ou serviço prestado ao público. Desta forma, a identidade visual da marca expressa sensações intangíveis, que em seguida, ajudam a vender os produtos e serviços associados.

Apesar de a criação de um logotipo parecer ser um processo demasiadamente complexo, a realidade é que ter seu logotipo ideal não pode ter um sonho impossível.

Leia também : Tenha um site com layout personalizado de acordo com sua logomarca

Dicas para criar um logotipo

Abaixo estão algumas dicas que podem ser utilizadas para ajudar a criar uma marca bem-sucedida:

• Não se impressione com tendências de design. Há uma razão para que essas ideias sejam chamadas de “tendências”, elas normalmente tendem a ser de curta duração. Um ou dois anos a partir de agora, quando muito do que virou popular é enterrado, sua marca de repente aparece velha e obsoleta.

• Uma vez que você tem um logotipo, respeite-o. Embora seja tentador mudar seu logotipo cada vez que um novas ideias vêm à cabeça, isso pode ser contraproducente. Em primeiro lugar, a construção de uma marca leva tempo e esforço. Esperamos transmitir determinada imagem quando os clientes têm contato com sua marca e compra/consome seus produtos. Mudar seu logotipo é como mudar a sua marca, e pode ser considerada a mesma coisa que começar do zero. Em segundo lugar, os clientes podem ver as suas constantes mudanças logotipo como uma falta de estabilidade.

• Algo que parece incrível na tela do computador pode não parecer tão bom assim em outros lugares.Tenha sempre em mente que o seu logotipo vai ser potencialmente utilizado em muitos lugares diferentes. Por exemplo: enquanto um logotipo multi-colorido, brilhante com muitos detalhes pode parecer maravilhoso em seu site, quando convertido em preto e branco para um documento não terá o mesmo apelo visual. Na verdade, na maioria das vezes, logotipos complexos “imprimem” muito mal em ambientes tradicionais. Portanto, tenha isso em mente antes de começar a desenhar.

As dicas e ideias acima focam principalmente nos elementos gráficos do seu logotipo, mas não se esqueçasobre a mensagem que deve acompanhá-lo.

Em geral, o seu logotipo deve incorporar as seguintes regras fundamentais:

• As fontes devem ser simples e de fácil leitura.
• Utilize elementos gráficos simplistas que chamem atenção, mas não inclua muitos em um espaço pequeno, resultará em caos.
• Encontre as cores certas para se ajustar à sensação emocional da empresa.
• Utilize elementos simbólicos que retratam ideias simples, que são fáceis para que qualquer um compreenda e lembre.

Dmytro Leiba é Content Manager na Logaster.com.br





Agência Dix

Rua Cravinhos, 384

14090284

+55 16 3443-011

photo Dix - Agência de sites, lojas online e marketing - Ribeirão Preto
Work:
Rua Cravinhos, 384
Ribeirão Preto,SP   14090284
Work:+55 16 3443-011
Recepção Online
Pressione Enter para enviar a mensagem. finalizar