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O poder do marketing viral no ecommerce

06/06/2016
Claro que você já ouviu falar em marketing viral. Mas muitas vezes é dificil dimensionar o quanto isto pode impactar em um produto ou em uma loja online.
Por isto vamos entender um pouco mais sobre o marketing viral para que você possa sempre aplicar fundamentos em suas ações de marketing em geral.
Mas antes... que tal ver o marketing viral do momento ( em inglês ). Que esgotou os estoques das máscaras do Chewbacca nos últimos dias. Vamos lá :





Se nós estamos rindo, imaginem só os administradores de lojas virtuais como Kohls e Wallmart que tiveram que adicionar avisos em todo o site devido ao esgotamento do produto "Out of stock" :)


Loja Virtual Kohls Out of Stock Chewbacca Marketing Viral

Loja Virtual Wallmart Out of Stock Chewbacca Marketing Viral


Mas não foram eles quem realizaram esta ação de marketing ?!

Não mesmo ! Mas aprovetaram o momento, foram na onda do viral do vídeo e exploraram a repercusão.
Este é um ponto crucial. Um marketing viral muitas vezes não é criado, apesar dos esforços dos criadores de campanhas como nós, eles
simples acontecem. Cabe aos antenados, donos de lojas virtuais, responsáveis de marketing, aproveitar o momento. Por isto é fundamental
estar sempre antenado e presente nas redes sociais. Pois é através delas que você provavelmente tomará ciência de uma nova oportunidade e 
também através dela é que propagará a onda á seu favor.

O Marketing Viral propriamente dito

Segundo Wikipedia "Marketing viral ou publicidade viral referem-se a técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca, com processos similares à extensão de uma epidemia.". Veja que a rede social é a base da disseminação pois queremos é que os usuários repassem a mensagem "viralmente", como em um feito dominó, um após o outro.

Talvez um dos pontos mais interessante do marketing viral é o fato de que não existe tamanho ou poder aquisitivo resitritivo para pequenas, médias e grandes empresas realizarem uma ação viral. O que realmente conta é quem consegue atrair mais o público. Para isto indicamos algumas dicas abaixo, retiradas do excelente artigo 5seleto - Marketing Educacional Experts que me fizeram lembrar do viral da Heineken, talvez o mais comentado em e melhor produzido, já que foi um viral elaborado pela companhia. Com repercussão incrível. Veja:





01 – Desenvolva produtos ou serviços de muito valor ( que realmente ofereça benefícios á seu público - não precisa ser inovador mas deve ser de qualidade )
02 – Faça algo fácil de ser escalável ( que seja de fácil compartilhamento )
03 – Não seja neutro ( assuma que fará algo engraçado, ou algo emotivo, mas jamais fique em cima do muro )
04 – Faça algo inesperado ( surpreenda na ação )
05 – Não pense somente no seu produto ( sua marca deve ser o detalhe sutil da campanha )
06 – Promova o compartilhamento
07 – Explore comportamentos e motivações comuns ( o simples é entendido por todos )
08 – Utilize as formas de comunicação em massa
09 – Nunca restrinja o acesso a um determinado grupo
10 – Tire proveito de recursos de outros ( as vezes basta que um famoso, ou um blog de sucesso compartilhe seu viral para o boom acontecer )


E qual o impacto real um bom marketing viral pode oferecer para minha loja virtual ?


Claro, o que vale sempre são os números. Lembra das lojas virtuais que explodiram em vendas das máscaras do Chewbacca ? Veja alguns números destas lojas:

crescimento vendas marketing mascara chewbacca lojas online


Demais não é ? Então mãos a obra. Sua marca está a apenas um marketing de ser o novo boom da internet. Aproveite !

Um abraço e até a próxima !




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