Agência de sites, lojas online e marketing. É Dix :)

Contrate agora Nossos planos | Fale conosco

Criar um site institucional ou uma loja online ? Uma dúvida comum.

08/07/2016
Site institucional ou Loja online ?

Tá legal, você foi convencido da importância em se ter um site bem elaborado e que proporcione destaque para sua marca nos buscadores. Seu concorrente já percebeu isto, amigos já pegaram no seu pé e você já perdeu boas oportunidades de venda por não ter um site institucional ou uma loja online. Não se preocupe. Nunca é tarde para reparar este erro grave.

Mas e então, minha empresa precisa de um site institucional ou uma loja online ?

Esta é uma dúvida muito comum e neste artigo você entenderá a diferença entre um site institucional e uma loja virtual. Verá que são formatos diferentes de sites e que cada um requer dedicação e divulgação para que atinja seu objetivo final. Então é hora de colocar os pingos nos "ís". Vamos explicar de forma bem simples e fácil cada um dos tipos de sites, institucional e loja online.

O que é um site Institucional ?

Um site institucional é a evolução do cartão de visitas, que ainda é fundamental para qualquer negócio como dissemos no artigo dicas de design para sua empresa. É uma apresentação online da empresa e geralmente as opções disponíveis em sites institucionais são um pequeno histórico da empresa, galeria de fotos de trabalhos e projetos, uma área contendo um pouco mais sobre clientes ou parceiros de negócios e por fim a página de contato e localização.

Deve ser simples, porém bem elaborado, direto em seus dizeres e demonstrar o profissionalismo da empresa para cativar o visitante, seu futuro cliente.

Tratar seu site institucional como um vendedor interno de sua empresa é uma boa analogia. Um vendedor precisa estar preparado para receber seu cliente, com visual apresentável, ter todas as informações possíveis bem claras para passar confiança e credibilidade, não é mesmo ? Seu site institucional deve ter a mesma proposta. O grande desafio é trabalhar seu conteúdo para chegar a um ponto ideal. Isto requer esforços e muito trabalho que uma agência de sites pode lhe oferecer para que a primeira impressão de seu cliente ao visitar seu site seja de cair o queixo.

Um novo cliente precisa ter certeza que encontrou a empresa certa, a opção perfeita para ele. Se o visitante já for cliente ele deve se sentir acolhido e encontrar as informações que precisa. Esta é uma das maneiras com que seu site ajuda na fidelização de seus clientes. Sendo assim o objetivo de um site institucional é apresentar bem sua empresa.

Uma pergunta muito comum é sobre a possibilidade de exibição de produtos em um site institucional. Isto é perfeitamente possível e indicado. Porém, em um site institucional, não é possível realizar vendas online, ou seja, você poderá exibir um catálogo de produtos para apresentação, porém seu cliente não poderá comprá-los diretamente através de seu site.

Agora que você já sabe o que é um site institucional, vamos entender o que é uma loja online.

O que é uma loja online, comércio eletrônico ou e-commerce ?

Basicamente, uma loja online, comércio eletrônico ou do inglês e-commerce, é o formato de site ideal para quem deseja vender online. Assim como o site institucional, você também pode apresentar sua empresa, clientes, formas de contato e localização. Mas em uma loja online o foco é a venda, seja ela de um produto ou serviço.

Se aplicam também as mesmas necessidades de divulgação, marketing e elaboração de conteúdo. Porém em uma loja online cada produto deve ser tratado como um site único. A dedicação e o tempo gasto na elaboração dos textos, fotos e vídeos destes produtos tem relação direta com o sucesso que ele terá em vendas. Isto porquê ele deve cativar seu cliente e chamar a atenção dos buscadores como o Google. Técnicas como SEO e SEM são fundamentais em uma loja online.

Você deve encarar uma loja online como uma extensão de sua empresa, senão como uma nova empresa. O que quero dizer com isto é que sua dedicação deverá ser ainda maior do que em um site institucional. Você com certeza deverá se preocupar com :

  •  - Atendimento online : Um fator que comprovadamente aumenta suas chances de conversão, ou seja, efetivações de vendas.
  •  - Logistica : Definir e negociar boas formas de entrega de seus produtos aos compradores é fundamental para oferecer um frete competitivo.
  •  - Meios de pagamento : Disponibilizar boas formas de pagamentos também é fundamental para ampliar suas chances de conversões.
  •  - Embalagem : Apresentar seu produto de forma atraente e original é, além de marketing, uma maneira de fidelizar seu cliente.

Entendi ! Mas ainda não sei se preciso de um site institucional ou uma loja online.

A pergunta que você deve fazer é simples:  Quero e posso vender online ?

Se sua resposta for sim, opte pela loja online, se for não, um site institucional deve atender sua necessidade.


Cada moedinha conta
Não posso encerrar este artigo antes de dizer que grande parte das empresas poderia deveria vender online e aproveitar o crescimento do e-commerce dia após dia, mesmo em momentos de crise. Mas acabam por não fazer devido a insegurança e o receio em assumir uma trabalho muito maior do que possam suportar, ou ainda acreditando que o volume de pedidos será superior á capacidade de produção ou gestão.

As coisas não acontecem exatamente desta maneira !

O planejamento e a ajuda de profissionais de marketing podem perfeitamente criar um cenário controlado para seu negócio, que permitirá seu crescimento online gradativo.

Ao optar por não vender online você não só estará perdendo uma grande oportunidade como estará remando contra a maré, afinal, cada moedinha conta.




Espero que suas dúvidas sobre Site institucional X Loja online tenham sido sanadas.
Seja qual for sua escolha, desejo sucesso e bons negócios.

Um grande abraço.
 

Olavo Mello - agenciadix.com.br

  Olavo Mello
  Especialista em Marketing Online,
   SEO e Mídias Sociais.
  
Fundador da Agência Dix
  agenciadix.com.br






Agência Dix

Rua Cravinhos, 384

14090284

+55 16 3443-011

photo Dix - Agência de sites, lojas online e marketing - Ribeirão Preto
Work:
Rua Cravinhos, 384
Ribeirão Preto,SP   14090284
Work:+55 16 3443-011
Recepção Online
Pressione Enter para enviar a mensagem. finalizar