Página inicial | Dix Agência Marketing Digital

Saiba como registrar o melhor endereço para seu site

10/03/2009

Seomaster Blog

Uma das dúvidas mais pertinentes quanto à criação de um site é a escolha de seu domínio e, tendo em mente que o processo de otimização deve começar bem antes do lançamento do site (no mundo perfeito deveria iniciar na fase de projeto), vamos listar algumas dicas importantes para lhe ajudar a escolher um bom domínio para seu site.

1) Branding (Construção, posicionamento e divulgação de marcas)

A primeira dica, que parece ser contraditória ao tema do post, é: não pense somente em SEO. Domínios, assim como títulos, não devem ser somente uma lista de palavras-chave. Tente combinar sua principal palavra-chave com algum termo a fim de gerar uma marca. Super Downloads, Mr Jogos e Globo Esporte são alguns bons exemplos.

2) Copyright

Se sua intenção é registrar um domínio, já pensando depois em utilizá-lo para sua empresa, veja antes se já não existe alguém do seu ramo utilizando o mesmo nome, ou algo bastante parecido. Desta forma, dores de cabeça judiciais podem ser evitadas no futuro. Para fazer este tipo de busca, utilize a pesquisa de marcas do  INPI.

3) Tamanho

Tente seguir a seguinte regra: quanto menor melhor! É claro, desde que não prejudique a marca, pois senão domínios como a.com.br já estariam sendo bastante utilizados.

4) Extensão (TLD)

Considere como 1ª opção o .com.br, ainda mais agora que não é mais obrigatório possuir um CNPJ para registrá-lo. É o comum, usual e o que as pessoas tendem a digitar quando não lembram a extensão de um site. Além disso, extensões como .net ou .info, por não serem muito usuais, demandam um esforço maior para divulgação e marketing. Uma dica: caso tenha um site .com.br, registre também o .com, caso seja possível, e o redirecione (utilizando Redirect 301) para o anterior.

5) Crie e atenda às expectativas

A questão aqui é tentar fazer com que alguém que veja o seu domínio, naturalmente saiba do que se trata o conteúdo a ser encontrado em suas páginas. Nomes como Submarino, Catho ou Tuangr precisam de um esforço maior de branding, pois não possuem nomes intuitivos nem relacionados ao que fazem. Bons exemplos: Marketeando e ZoomDigital.

6) Evite hífens e números

Sem explicações adicionais. A dica já diz tudo.

7) Fácil de digitar, de ser lembrado e divulgado

Se seu domínio precisa ser soletrado, gera alguma dificuldade na hora de digitar ou requer um esforço maior para ser lembrado, você já está perdendo pontos. Resumindo, não dificulte a vida de seus visitantes e de possíveis divulgadores de seu site.

8) Linkability

Domínios com uma marca atrelada possuem maior facilidade de receber links. As pessoas sentem mais confiança nestes sites do que em domínios como seo-otimizacao-de-sites.com.br. Além disso, muitas vezes, domínios como o anterior, são associados a criação automática de sites e conteúdo de baixa qualidade.

9) Criatividade

Caso você não queira ou não possa utilizar SEO em seu domínio, tente pensar em alguma idéia criativa, principalmente se você estiver desejando criar um blog. YouTube, Meio Bit, Interney, Facebook e Digital Drops podem servir de inspiração.

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Fale agora via Whatsapp
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads