Cerca de 17,6 milhões de consumidores brasileiros fizeram pelo menos uma compra pela internet no ano passado. O comércio eletrônico brasileiro movimentou R$ 10,6 bilhões
O levantamento não considera as vendas de veículos, passagens aéreas e leilões virtuais. Segundo o estudo, 17,6 milhões de consumidores brasileiros fizeram ao menos uma compra pela internet em 2009, o que corresponde a uma alta de 33% frente ao ano anterior. O número representa 26% dos internautas no Brasil e, segundo a consultoria, ainda há muita oportunidade para crescer.
Livros, revistas e jornais são os produtos mais procurados no varejo online, seguidos do grupo que inclui saúde, beleza e medicamentos.
Com a redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca, os eletrodomésticos aparecem na terceira posição do ranking, logo à frente de itens de informática e eletrônicos.
Para 2010, a consultoria estima que o faturamento do comércio eletrônico brasileiro chegue a R$ 13,6 bilhões, seguindo o ritmo de expansão de 30% já registrado no ano anterior. Ao final do primeiro semestre, a projeção da e-bit é que 19,8 milhões de pessoas tenham adquirido pelo menos um produto pela internet. Para dezembro, a previsão é que o número total chegue a 23 milhões.
Por Época NEGÓCIOS Online