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Estratégias em mobile commerce devem se fortalecer em 2016

04/04/2016
E-commerce mobile Brasil - Venda pelo celular - Vendas Online via Celular


O crescimento dos consumidores que realizam compras por meio de dispositivos móveis deve reforçar as estratégias de players que atuam com marketing digital. De acordo com estimativas da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), cerca de 30% dos pedidos em lojas virtuais neste ano serão feitos por esse meio. Ou seja, serão 57,2 milhões de compras feitas por smartphones e tablets, em um mercado que deve movimentar R$ 56,8 bilhões ao fim de 2016, de acordo com a entidade.

“Para as empresas que buscam desempenho, como gerar leads e vendas, o investimento em dispositivos móveis cresce acompanhando a evolução do comportamento mobile dos consumidores”, avalia Thiago Bacchin, CEO da Cadastra. Para ele, é necessário não só um incremento em sites responsivos e apps para esses dispositivos, mas também em mídia. “Investir cada vez mais em mobile já é uma questão de absoluta necessidade”, afirma.

E esse comportamento está diretamente atrelado ao crescimento da internet móvel no Brasil, em especial da telefonia de quarta geração (4G). De acordo com a consultoria especializada GSMA, a previsão é que o Brasil feche 2016 com 42 milhões de conexões 4G, um aumento de 87% em relação ao ano passado. Esse número representaria 15% do total da base ativa esperada, que será de 278 milhões de acessos (incluindo telefonia 2G e 3G), ainda de acordo com a GSMA.

Considerando esse cenário, o executivo da Cadastra afirma que as marcas devem focar cada vez mais na experiência do usuário e na conectividade. “As estratégias devem estimular a conversa e a conversão por meio do mobile, melhorando a experiência do consumidor com as marcas”, afirma Bacchin. “Além disso, deve acontecer um aumento de campanhas geolocalizadas, ou seja, com base na posição física do usuário, combinadas com outras variáveis”, complementa.

Quem também vê como desafio a elaboração das ações quando o assunto é experiência do usuário é a All In, braço especializado em marketing digital da Locaweb. “Toda essa tendência fortalece o trabalho das empresas de marketing, principalmente no quesito inovação, já que é preciso pensar constantemente em como melhorar a experiência do consumidor no mobile”, afirma Wellington Sousa, gerente de Marketing da All In.

Com marcas como Ponto Frio, Fnac, Sephora, Chili Beans, Giuliana Flores, entre outras, a All In espera criar novas funcionalidades para suas ações no mobile, de modo a se aproximar dos consumidores. “Nossa expectativa é de que os comércios eletrônicos passem a monitorar cada vez mais seu consumidor, podendo medir quanto o acesso via mobile representa no volume de vendas”, diz Sousa. “A partir disso, será possível escolher a melhor hora de apostar em campanhas específicas para o dispositivo móvel.”

Não há dúvidas entre as agências que o mobile se apresenta como importante canal de comunicação entre o e-commerce e o cliente, e deverá ser explorado em ações de posicionamento de marca e performance de vendas. Porém, a experiência positiva das marcas com o usuário no dispositivo móvel ainda é um entrave. “Isso só vai acontecer se a empresa possuir um site responsivo no mobile”, avalia Bacchin, da Cadastra. “Esse fator é muitas vezes a diferença de conquistar um novo cliente ou entregar para a concorrência”, complementa.

Para Sousa, da All In, é preciso compreender as particularidades da experiência do usuário no smartphone e tablet. “Diferente do desktop, que possui mais recursos como tela maior, por exemplo, no mobile, a experiência deve ser estudada minimamente para dar ao consumidor aquilo que ele deseja: informações que cabem na tela do seu dispositivo”, complementa.

Fonte E-commerce News


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