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Uma centenária no Twitter

31/10/2009
A Doural, dos irmãos André e Fernando Abdalla, partiu da 25 de Março para o mundo dos blogs e twitters

PEGN


Omar Paixão
Na movimentada rua 25 de Março, no centro de São Paulo, a loja Doural acompanha de perto as transformações da sociedade desde 1905, ano em que foi fundada pelo imigrante sírio Assad Abdalla. Nas primeiras décadas do século passado, a Doural vendia tapetes, cortinas e artigos para cama, mesa e banho a compradores de terno e chapéu que chegavam até a rua de paralelepípedos pendurados em um bonde. Hoje, na loja comandada pela quarta geração da família Abdalla, mais de 60 mil itens de utilidades domésticas atraem clientes que circulam pelos corredores, falando e conferindo o e-mail no celular. E também aqueles que não querem disputar espaço com as 400 mil pessoas que passam todos os dias pela 25 e preferem comprar sem sair de casa, no site da loja.

Apesar de centenária, a Doural não parou no tempo. Há seis anos, a empresa decidiu conquistar a classe A. Diversificou o mix de produtos, antes focado na área têxtil, com uma linha de presentes e utensílios para cozinha. Mas toda a estratégia não teria sucesso sem a internet. No ar há mais de dez anos, o site da Doural deixou de ser uma página estática, que contava a história da família Abdalla e informava os horários de funcionamento do negócio, para se transformar, nos últimos dois anos, em uma loja virtual que recebe três mil visitantes ao dia e já representa 15% do total de vendas. “No site, o tíquete médio é de R$ 150, valor 50% maior que o da loja e 70% do público pertence às classes A e B”, diz Fernando Abdalla, 33 anos, bisneto do fundador, que toca a empresa ao lado do irmão, André, dois anos mais velho. Nos 1.800 metros quadrados da loja física, trabalham 250 funcionários, 80 deles vendedores, para dar conta das mil compras realizadas, em média, a cada dia. Para cuidar do site e das vendas online, Fernando e André têm uma equipe de apenas 12 pessoas. O estoque é comum, mas só vão para o site os produtos com maior disponibilidade.

A loja virtual é somente um dos endereços da Doural na internet. Para atrair os consumidores que gostam de gastronomia, os irmãos Abdalla criaram o blog da Doural e o site Doural Gourmet. No blog, que recebe sete mil visitas por mês, é o próprio Fernando quem escreve, diariamente, sobre as vantagens e utilidades dos produtos que oferece. “O objetivo não é vender e sim prestar um serviço. Quando a pessoa se interessa por alguma coisa, acaba indo para o site ou para a loja.” O que acontece com frequência. “Muita gente chega à loja pedindo especificamente um produto que viu no meu blog.” O número de acessos e comentários mantém o blog atualizado e bem posicionado na busca orgânica do Google. “Não precisamos investir em links patrocinados para a Doural aparecer”, diz Fernando. O Doural Gourmet é dedicado a receitas e dicas culinárias. “A ideia é a fidelização, fazer com que as pessoas tenham em mente a nossa marca”, afirma André. No site, além de banners das marcas comercializadas pela empresa, ao final de cada receita o consumidor encontra uma lista de utensílios recomendados pela Doural para o preparo do prato — basta clicar e comprar.

Mas André não vê a internet apenas como um instrumento de venda. “Para mim é uma ótima ferramenta de compra, uso muito para falar com meus fornecedores e fazer pesquisas sobre novos produtos. Quando viajo para visitar uma feira internacional, saio do Brasil pautado, sabendo exatamente o que quero ver e comprar para otimizar o tempo.” André e Fernando ainda usam as redes sociais para se comunicar com os clientes. Presentes no Orkut e no Facebook, acabam de abrir uma conta no Twitter, rede social gratuita onde é possível publicar textos de até 140 caracteres.

O Twitter já é a segunda rede social mais acessada no Brasil: pelas contas do Ibope Nielsen Online, 5 milhões de internautas visitaram o microblog em junho, um aumento de 70% em relação ao mês de maio. A Doural usa o Twitter para divulgar todas as ações que faz na internet, em vários canais, e para avisar aos clientes sobre promoções relâmpago. “Funciona como nos supermercados, onde o alto-falante informa que no último corredor, durante os próximos dez minutos, o vidro de palmito custa R$ 2 mais barato”, compara Fernando.

Quando se inscreveu no Twitter, a empresária Rosana Sperandeo, 35 anos, passou a seguir a Doural. Ela abre todos os dias o seu Twitter e checa as novidades da empresa, do último post do blog ao novo produto que acabou de chegar à loja. “Sou cliente da Doural e uso a ferramenta pela praticidade. Hoje é melhor que a informação chegue até mim do que eu busque por ela”, diz. “O Twitter me avisa e, se me interessar, eu entro no site. Já comprei uma panela, que era lançamento, e também utensílios de cozinha que estavam na promoção. Parece complicado, mas não é. Leva apenas três minutos e doze segundos para se abrir uma conta, gratuita, no Twitter. Não dá para ficar de fora. Como diz André: “As inovações são uma condição pra você continuar existindo. Se não evoluirmos com o mercado, perderemos competitividade. Quantas lojas já fecharam na 25 de Março nesses 104 anos em que estamos aqui? A tradição não é mais suficiente para conquistar os atuais consumidores.”


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